quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Shari - Arroz para sushi


Bom gente, como todos sabem, terminei meu curso de sushi e agora não posso deixar de compaartilhar!! Antes de começar a colocar as delícias dos sushis, temos que aprender o básico, ou seja, o arroz, chamado de shari. Existe uma técnica certa, um tempo certo, uma quantidade certa, mas que aprendemos muito bem na Academia do sushi, que agora tem um blog muito legal que vocês podem conferir aqui!!!
Então, vamos à receita.

Ingredientes:
- 500g de arroz tipo japonês
- 970ml de água
- 30ml de saquê
- 10cm de alga kombu (opcional)

Para o tempero:
- 70ml de vinagre de arroz
- 3 colheres de açúcar refinado
- 1 colher de sobremesa de sal
- 1 colher de sobremesa de Ajinomoto
- 1 colher de sobremesa de gengibre ralado fino

Modo de preparo:
Labe bem o arroz em uma tigela com muito cuidado, sem quebrar os grãos, até que a água saia limpa. Em uma panela, coloque o arroz, a água o saquê e a alga kombu leve ao fogo alto e tampe até começar a ferver. Quando levantar fervura, coloque em fogo bem baixo e deixe cozinhar por 12 minutos. Assim que o arroz cozinhar, retire da panela e coloque em uma bacia grande, tampe e deixe descansar.
Em outra panela, misture os ingredientes do tempero e leve ao fogo baixo até ferver.
Espalhe bem o arroz e regue com o tempero, ambos ainda quentes. Vá misturando o arroz de baixo para cima, com muito cuidado para não quebrar os grãos, e abanando até amornar. Cubra com um pano úmido até a montagem do sushi.

Dica: Siga à risca a receita que vai dar certo!!!
A técnica pode variar, a depender da qualidade do arroz, tipo de panela, etc.